A greve dos caminhoneiros provocou uma crise de abastecimento no Brasil e, como resultado, muitos motoristas estão procurando opções para abastecer seus carros. Uma alternativa que vem sendo considerada - e aplicada - para quem tem carro flex é abastecer o carro com álcool de farmácia. A questão é: isso é prejudicial ao motor?
Em uma situação de urgência é possível sim usar álcool vendido em farmácias em carros flex, entretanto não qualquer álcool. É necessário atentar à graduação ºGL (Gay Lussac) informada nas embalagens. O etanol vendido nos postos e usado nos carros tem teor de 93 ºGL, o que indica que em cada litro há 930 ml de álcool puro e 70 ml de água (7%).
Entretanto, em, farmácias há álcool com teor variando de 70º GL a 95º GL. Dessa forma, o álcool de farmácia com teor abaixo de 70º GL dificilmente irá fazer funcionar o motor, pela elevada concentração de água.
Entretanto, um álcool de farmácia com graduação superior a 93º GL pode ser usado no carro flex em situações emergenciais.
Álcool de supermercado não pode ser usado em carros
Outro tipo de etanol vendido fora de postos é o de supermercado. Entretanto, esse tipo de etanol, por questões de segurança, tem até 54 ºGL - o que é insuficiente para ser vaporizado e fazer um motor a combustão funcionar. Dessa forma, álcool de supermercado e também o álcool em gel podem ser usados em carros, pois, além de não permitir o funcionamento, pode danificar seriamente o motor.
E bebidas alcoólicas?
Outro questionamento a respeito do uso de "combustíveis alternativos" em carros flex é a possibilidade de usar cachaça, uísque ou vodca. Entretanto, esses líquidos também não podem ser usados, pois suas graduações raramente passam de 50º GL - o que também pode causar danos no motor.
Conclusão
Em casos emergenciais, e apenas em carros com motor flex (carros a gasolina ou diesel não podem receber álcool), pode-se usar álcool de farmácia com teor GL superior a 90º GL. Entretanto, álcool de supermercado e bebidas alcoólicas não devem ser usados, pois podem causar danos sérios ao motor.
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