É possível usar álcool de farmácia/supermercado no carro?

By Yango - May 27, 2018

A greve dos caminhoneiros provocou uma crise de abastecimento no Brasil e, como resultado, muitos motoristas estão procurando opções para abastecer seus carros. Uma alternativa que vem sendo considerada - e aplicada - para quem tem carro flex é abastecer o carro com álcool de farmácia. A questão é: isso é prejudicial ao motor?
É possível usar álcool de farmácia em carro flex?

Em uma situação de urgência é possível sim usar álcool vendido em farmácias em carros flex, entretanto não qualquer álcool. É necessário atentar à graduação ºGL (Gay Lussac) informada nas embalagens. O etanol vendido nos postos e usado nos carros tem teor de 93 ºGL, o que indica que em cada litro há 930 ml de álcool puro e 70 ml de água (7%).


É possível usar álcool de farmácia em carro flex?

Entretanto, em, farmácias há álcool com teor variando de 70º GL a 95º GL. Dessa forma, o álcool de farmácia com teor abaixo de 70º GL dificilmente irá fazer funcionar o motor, pela elevada concentração de água.

É possível usar álcool de farmácia em carro flex?

Entretanto, um álcool de farmácia com graduação superior a 93º GL pode ser usado no carro flex em situações emergenciais.

Álcool de supermercado não pode ser usado em carros

Álcool de supermercado não pode ser usado em carros

Outro tipo de etanol vendido fora de postos é o de supermercado. Entretanto, esse tipo de etanol, por questões de segurança, tem até 54 ºGL - o que é insuficiente para ser vaporizado e fazer um motor a combustão funcionar. Dessa forma, álcool de supermercado e também o álcool em gel podem ser usados em carros, pois, além de não permitir o funcionamento, pode danificar seriamente o motor.

E bebidas alcoólicas?

Bebidas alcoólicas em carros

Outro questionamento a respeito do uso de "combustíveis alternativos" em carros flex é a possibilidade de usar cachaça, uísque ou vodca. Entretanto, esses líquidos também não podem ser usados, pois suas graduações raramente passam de 50º GL - o que também pode causar danos no motor.

Conclusão

Em casos emergenciais, e apenas em carros com motor flex (carros a gasolina ou diesel não podem receber álcool), pode-se usar álcool de farmácia com teor GL superior a 90º GL. Entretanto, álcool de supermercado e bebidas alcoólicas não devem ser usados, pois podem causar danos sérios ao motor.

  • Share:

You Might Also Like

0 comments